Eu ia falar sobre uma garota chata que vive no pé do meu marido, enchendo o saco com gracinhas e e-mails sem necessidades. Poderia falar também das fofocas que fazem a meu respeito ou daqueles que atacam com suas mentiras. Quem não tem um Karma destes na vida?

Como eu já não tenho mais saco pra dar corda para esse tipo de coisa... Resolvi falar sobre o Suflê de Chuchu.

Por que?

Porque lembra minha família. Lembra minha infância quando entrava em casa e sentia aquele cheirinho de gratinado que me levava as alturas, tanto na casa das minhas avós como na minha.

E estas pessoas todas, que fazem parte da minha vida, são mulheres e homens de uma garra impressionante. Minhas avós, avôs, minha mãe, pai e irmão são lutadores e, principalmente: pessoas honestas, com um caráter magnífico.


A vida, para elas, nunca se apresentou fácil e certeira, mas sempre, apesar de todas as dificuldades, vibraram com suas vitórias e aprenderam com suas decepções e perdas (e assim continuam). Mulheres e Homens que sabem reconhecer a queda e dar a volta por cima. Dificilmente perdem o sorriso, estão sempre cheios de palavras para nos confortar, muitos ensinamentos e também algum silêncio, para que nós, filhos e netos, possamos aprender com nossas próprias vivências.

Até hoje me lembro da frase que minha mãe me disse quando meu primeiro relacionamento terminou : "meu amor, a única coisa que eu queria te dar agora era a sensação que vais ter daqui um tempo, a certeza que outras pessoas viram e que o mundo não terminou aqui, mas não adianta eu falar nada disso, porque tu só vais acreditar quando viveres. Agora só posso ficar te abraçando e dizendo o que todos dizem ´vai passar´". E não é que passou? Mãe sabe tudo... Depois disso meu pai me levou até a beira do rio para falar sobre os relacionamentos e aprendizados com eles. Pai também sabe tudo... Depois a gente vai aprendendo com a vida.

Dessas pessoas com garra que vim. Nunca vi nenhuma delas derrubando alguém para subir ou ganhando algo a custa dos outros.

Para as pessoas do bem: minha alma está aberta. Para aquelas que insistem em viver na escuridão, envio: luz, paz e a receita do Suflê de Chuchu. Quem sabe o cheiro de gratinado ajuda a esquentar uns corações, como sempre esquentou o meu?

Receita tirada do Cyber Cook:
350 gr de chuchu amassado(s) 
2 unidade(s) de gema de ovo 
2 unidade(s) de clara de ovo em nevever vídeo 
100 gr de Queijo Ralado 
1 colher(es) (sopa) de margarina  
1 xícara(s) (chá) de leite 
1 colher(es) (sopa) de amido de milho 
quanto baste de pimenta-do-reino branca 
1 colher(es) (café) de sal
MODO DE PREPARO
Coloque o chuchu e os demais ingredientes no liqüificador (menos as claras) bata bem. Retire e coloque em uma vasilha e envolva as claras delicadamente.
Unte uma forma para suflê com margarina coloque nela a massa e leve ao forno quente até que você espete um palito e saia firme.

Para minha família, com amor.
FOTO: by Fabi - Marrocos, 2008

X-men e seus poderes

Ontem fui assistir ao filme X-Men. Não sou uma "seguidora" do X-men, assim sendo, meus comentários serão sobre os personagens, porque da história eu pouco conheço.

Os filmes com personagens com "extra" poderes sempre me pareceram longe da realidade... Há os que cospem fogo, os que podem voar, os que sobram vento tão forte capaz de fazer um tornado, os que podem se transformar em um animal ou até mesmo em outras pessoas, há os que sobem pelas paredes com suas super garras e há os que podem ler pensamentos.

Ontem, depois de uma avalanche de efeitos especiais, saí do filme pensando no título (e nas possíveis traduções): X-MEN = ex-homens. E mais, pensei até que ponto estes efeitos todos são mesmo "especiais" e estes poderes são mesmo "ficção". Depois de 15 minutos quieta no táxi, olhei para o Fabri e Ene e disse: "vocês notaram que o filme mostra algo tão distante da realidade, mas ao mesmo tempo tão perto?" Eles me olharam e ficaram esperando uma explicação mais complexa, para entender meu pensamento.

Segui: "O filme mostra, de maneira simbólica, a realidade de pessoas que são ´ex-Homens´ (X-Men) cheios de super poderes. Agora pensem: isso nada mais é que nossa realidade. Pensa um pouquinho e olha ao redor: vocês podem identificar alguém que ´cospe fogo´ com sua fala? Lembra daqueles que machucam pessoas com suas colocações? e aqueles políticos que, com aprovação de uma lei podem sobrar vento e fazer um tornado na vida das pessoas? ou mesmo aqueles chefes que se acham no direito de tudo e saem por aí pisoteando as pessoas? e aqueles que se transformam em animal para conseguir o que querem, aqueles que vestem diferentes máscaras para passar por cima de todos?

Quando alguém tem o poder de dizer: ´ATAQUE´e assim bombardear uma cidade, está cuspindo fogo. Alguém que dirige o carro bêbado ou em alta velocidade tem a certeza de grandes poderes: o de fazer o mal não só a si, mas a pessoas inocentes ao redor. Onipotência é essencial em dose saudável porque quando atinge alta dosagem pode ser fatal.

Esse filme não tem nada de ficção, pelo contrário, é realidade: pura, crua, jogada na nossa cara por uma tela gigante de cinema. Existem os X-men bons também, mas é uma luta constante entre o bem e o mal. Poderes, todos temos, a questão é saber usar-los.

E eu que fui no cinema para relaxar e distrair a cabeça, acabei sendo nocauteada pela tela, antes mesmo que terminasse o filme. Não sou uma romântica endoidecida, mas sou uma pessoa que, de grande poder, o que tenho é meu sorriso e criatividade (o que me permite uma boa dose de romantismo). Os grandes poderes estão nas coisas simples e criativas, estes também podem modificar realidades. Assim sendo, outra maneira de pensar sobre o título é: X-Men= extra-Homens. Agora podemos falar daqueles que não deixaram de "Ser Humanos" para conseguir o que querem. Pessoas que tem um "extra", algo especial, mas que ainda "São Humanos". Tenho certeza de uma coisa: o grande poder do sorriso desconcerta os Ex-homens!

Vais sobrar um tornado para derrubar uma casa, ou uma brisa para refrescar uma tarde quente?

Agora a decisão é tua. Tu vais usar teus poderes para ser um Ex-Homem ou um Extra-Homem?

Fotos By Fabi(1) e Fabri(2) - El Nido, Filipinas, 2011.

mais Selos!

Queria agradecer do fundo do coração pela homenagem e pelos dois presentes recebidos do amigo Canata:
Escritos desvairados é um blog muito legal, cheio de novidades e sensibilidade, vale a pena passar por lá para conferir!
Muito Obrigada pela lembrança e pelas trocas de leituras que estamos fazendo!
Grande abraço!!