Ontem, depois de uma avalanche de efeitos especiais, saí do filme pensando no título (e nas possíveis traduções): X-MEN = ex-homens. E mais, pensei até que ponto estes efeitos todos são mesmo "especiais" e estes poderes são mesmo "ficção". Depois de 15 minutos quieta no táxi, olhei para o Fabri e Ene e disse: "vocês notaram que o filme mostra algo tão distante da realidade, mas ao mesmo tempo tão perto?" Eles me olharam e ficaram esperando uma explicação mais complexa, para entender meu pensamento.
Segui: "O filme mostra, de maneira simbólica, a realidade de pessoas que são ´ex-Homens´ (X-Men) cheios de super poderes. Agora pensem: isso nada mais é que nossa realidade. Pensa um pouquinho e olha ao redor: vocês podem identificar alguém que ´cospe fogo´ com sua fala? Lembra daqueles que machucam pessoas com suas colocações? e aqueles políticos que, com aprovação de uma lei podem sobrar vento e fazer um tornado na vida das pessoas? ou mesmo aqueles chefes que se acham no direito de tudo e saem por aí pisoteando as pessoas? e aqueles que se transformam em animal para conseguir o que querem, aqueles que vestem diferentes máscaras para passar por cima de todos?
Quando alguém tem o poder de dizer: ´ATAQUE´e assim bombardear uma cidade, está cuspindo fogo. Alguém que dirige o carro bêbado ou em alta velocidade tem a certeza de grandes poderes: o de fazer o mal não só a si, mas a pessoas inocentes ao redor. Onipotência é essencial em dose saudável porque quando atinge alta dosagem pode ser fatal.
Esse filme não tem nada de ficção, pelo contrário, é realidade: pura, crua, jogada na nossa cara por uma tela gigante de cinema. Existem os X-men bons também, mas é uma luta constante entre o bem e o mal. Poderes, todos temos, a questão é saber usar-los.
Vais sobrar um tornado para derrubar uma casa, ou uma brisa para refrescar uma tarde quente?
Agora a decisão é tua. Tu vais usar teus poderes para ser um Ex-Homem ou um Extra-Homem?
Fotos By Fabi(1) e Fabri(2) - El Nido, Filipinas, 2011.
AquilesMarchel | 5 de julho de 2011 às 02:59
disse tudo
comentarios perspicazes
bixudipé | 5 de julho de 2011 às 05:02
Menina, que maravilhoso o seu texto; a sua crítica! Adorei.
Aliás, o texto desenvolveu-se muito agradavelmente, até seu auge: "Os grandes poderes estão nas coisas simples e criativas, estes também podem modificar realidades"
Abração.
Hellen Caroline | 5 de julho de 2011 às 05:06
Fabi,
Sabes que tua visão é bem ampla deste filme,e eu realmente não tinha analisado por esse ângulo para com nossa realidade!
E se assim pego o seu pensamento e faço o meu,acabo por concordar,há por aí muitas "ex-pessoas" criando um redemoinho em sua vida e ao retorno dela,e poucas as "do bem" se mostram o que são,justamente porque a maioria são ex-pessoas,e serem PESSOAS às vezes intimidam,sendo assim vivem mascarados.
Parabéns pelo post!Ótimo!
Beijos
SOL da Esteva | 5 de julho de 2011 às 09:05
Fabi
Uma análise excelente para o paralelismo dos comportamentos dos homens.
Se apostarmos no que de recreativo e instrutivo pode ter um filme, teremos que recuar muitos anos. Hoje, os filmes são produzidos para gente robotizada e facilmente programável para aceitar verdades inexistentes; no passado, eram produzidos no espírito da vitória do bem sobre o mal.
A geração, que se diz, erudita, aceita-os como os jovens aceitam os jogos de computador; quem os não "engole" é "careta" (como aí dizem).
A tua Análise é para ser meditada e discutida (se for caso disso) pelos Psicólogos.
Tem miolo de mais para ser deixada passar em branco.
SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.com/
MARILENE | 5 de julho de 2011 às 10:53
Você transformou, com uma sabedoria incrível, em símbolos, os personagens. E deu a eles um significado bastante real, que nunca me havia ocorrido. Na vida, realmente, essa luta entre bem e mal está presente a cada dia. E é agravada pelos que cospem o fogo da discórdia, da desarmonia... muitas vezes em nome de um falso bem maior.
Adorei seu texto.
Bjs.
Poeta Insano | 5 de julho de 2011 às 16:10
Olá Fabi!
Isso que fizeste, é a prova de uma grande e poderosa mente, com o super poder chamado ''REFLEXÃO''.
Boas comparações em relação aos homens humanos/desumanos que circulam em nossa sociedade.
Parabéns pelo raciocínio e pela abordagem, de uma imensa inteligência e sensibilidade.
Um abraço à você, EXTRA-MULHER!
Edilse | 6 de julho de 2011 às 05:44
Fabi,
Como sempre teus comentários são uma profunda reflexão, só alcançada por pessoas dotadas de uma extrema sensibilidade, capaz de "ver" nas entrelinhas o que muita gente não consegue "enxergar".
Beijocassss querida
MARILENE | 7 de julho de 2011 às 21:15
Seus comentários são uma injeção de ânimo, um estímulo. Sempre tão conscientes e agradáveis!!!
Obrigada.
MARILENE | 7 de julho de 2011 às 21:18
Fiquei feliz como se fosse o primeiro. Acrescentarei, com prazer, seu nome lá no carinhos-meus.
Bjs.
Fabi | 8 de julho de 2011 às 03:59
Queridos amigos!!
Muito obrigada pela visita e pelos comentários!! Um ótimo final de semana para todos!!
Abraçao!
Fabi
Vera Lúcia | 8 de julho de 2011 às 13:51
Olá Fabi,
Fiquei impressionada com sua análise.
Parabéns pelo discernimento e inteligência.
Agradeço-lhe de coração os selos. Vou acrescentar seu nome lá no blog dos selinhos (selosmimosecarinhos).
Te admiro muito.
Beijos.