TCCP- Transtorno compulsivo de cópia de posts.

Lendo diversos blogs, percebi que muitas pessoas já escreveram sobre a cópia de posts e idéias de suas páginas. Confesso que nunca tinha passado por este problema, mas que surpresa não tive quando li posts com as mesmas estruturas que os meus. Além de ler posts com textos "um pouco modificados" de autores conhecidos, e os caras-de-pau se passando por eles.

Eu ia escrever algo apenas sobre pessoas que copiam textos e idéias de outras. Mas não vou. Já que estou estudando Educação e Criatividade, resolvi falar sobre estes temas. Vou dar outro enfoque para o mesmo assunto: um enfoque mais produtivo, mais CRIATIVO, ajudando aqueles que copiam a buscar a criatividade que há dentro deles. Vamos fazer disso um processo de ensino-aprendizagem, porque DESENVOLVER A MENTE é importante para todos.

Pesquisei no lugar mais simples e rápido o que é Criatividade: a WIKIPÉDIA, (isso para aqueles que não sabem, é a referência do lugar onde pesquisei, o que seria de boa educação todos usarem). Aí está o comecinho:

A) "o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)

B) "criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)

C) "criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)

D) "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)


E) "um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística"(Amabile, 1983)

Agora lê as frases acima e marca as letras que tu reconheces como teu. O teu texto é autônomo? Ele resulta num produto novo e apropriado, ou é uma cópia de algo já existente? É único? Mostra TUA sensibilidade a um problema, ou a de outros? É original? Mostra algo que você descobriu? Ou vai dizer que descobriu o Brasil também? Não, porque aí a coisa já partiu pra psicose.

Se você não marcou nenhum "X" nos itens acima, é porque a coisa tá feia: TCCP em alto nível pode levar a fragilidade emocional crônica, a falta de sorrisos e insatisfação com sua própria vida além de uma incômoda sensação de vazio. 

Dicas para deixar que a criatividade brote: 
Deverias ler mais livros, passear no Jardim Botânico ou qualquer parque com bela natureza, ir a museus e teatros, ver mais filmes sul-americanos e europeus que americanos (isso é super importante), encontrar os amigos, prestar atenção nas coisas simples da vida e conseguir admirar, andar de bicicleta e fazer mais exercícios, ler blogs originais (sem copiar)... tudo isso ajuda muito no processo criativo. O mais importante: fazer tudo sem a pretensão de ter uma idéia genial no final do passeio ou do filme, porque isso não acontece assim.

Dicas do que NAO fazer para que a criatividade possa brotar: 1) tente ao máximo não olhar para o outro como se você tivesse tido a idéia primeiro que ele. Pessoas com falta de criatividade costumam olhar para o que o outro criou e dizer: "eu já tinha pensado isso". CRIAR é pensar e fazer, aliás, a parte mais difícil da criação é colocar tua idéia em prática, porque muitas vezes na hora da prática precisa-se de muita criatividade. Claro que podes sair por aí tendo mil idéias sem as colocar em prática, compartilhar. 2) Pare de olhar para a vida dos outros e olhe mais para sua. Cuide de ti, pare de olhar sempre os outros como inimigos e como se tudo que fizessem é errado 3) Dependência: as pessoas com TCCP tem sempre desculpa para tudo o que NAO fizeram, e é geralmente culpa de um terceiro que interrompeu seu caminho. 4) Disputa não é o canal.

Queridas pessoas com TCCP: A vida é muita mais bela quando nos colocamos como parte ativa dela. Ser autor de seu próprio pensamento é algo que trás uma felicidade imensa! Ninguém precisa ter idéias homéricas para ser um ser criativo. Quer um exemplo simples? Para mim, o brasileiro que consegue sustentar sua família com um salário mínimo, é um ser criativo. Meu pai me ensinou a montar meus brinquedos quando não podíamos comprar, a ser honesta e etc... Minha mãe me ensinou a criar paródias e lutar por causas justas quando íamos para a marcha dos professores do estado, na luta por um salário digno. 

Pessoas normais, sem pretensão nenhuma pela fama ou qualquer coisa a mais, pessoas que sabem criar na necessidade: isso para mim é criatividade. Algo que jamais perderás se és sensível. 

Em um livro de Daniel Goleman, que se chama El Espiritu Creativo, ele fala sobre os estágios do processo criativo: 1) Preparação: o momento em que encontras o problema, pensas e o tenta resolver; 2) Incubação: depois de pensar todas as possibilidades de solução, etapa de "digestão" de toda informação que reuniste; 3)Sonhar acordados: permitir que o inconsciente trabalhe, "cozinhar os pensamentos em fogo lento" sem forçar o aparecimento de nada. Aqui que entra uma boa caminhada, uma conversa com amigos, um teatro, relaxar. 4)Iluminação: "com sorte, a imersão e o sonhar acordado levam a iluminação quando de repente aparece a resposta como saída do nada". Para completar, Goleman afirma o que sempre pensei: A resposta, a solução que encontraste não é um ato criativo, a etapa final é a tradução, quando pegas a idéia e transforma em ação".

Uma boa educação também previne o TCCP. Desde pequeno saber que o que não é seu: não é seu e o que é do colega: é do colega. Se todos soubessem isso desde criança com certeza não teríamos muitos TCCP. Respeitar pequenas “leis” do bom convívio, não pensar que tens sempre razão... E aí vai.

Então, meu queridos, para aqueles que o chapéu couber: invista um pouco mais em si e, principalmente, acredite mais em si! A criatividade é imensamente prazerosa! Busque seguir estas dicas e, quem sabe, de TCCP crônico, você pode passar para TCCP agudo, ou terminar com todos seus sintomas!

Para aqueles que o chapéu couber: não percam a chance de desenvolver, nunca! A criatividade está aí, cutuca que ela sai :) 
Busca inspiraçao aqui e nos meus blogs amigos (Conversa Fiada, Visio, TPM, Diário Feminino, Recanto do Sol, Coisa de Menina...) todos com imensa criatividade!


PS: imagens desta postagem tiradas da internet, sem referência encontrada.

14 comentários:

  • MARILENE | 13 de junho de 2011 às 10:54

    Você foi excepcional nessa postagem. Abordou um tema cujo foco a muitos incomoda. A própria vida traz tantas coisas criativas, basta pensar sobre elas. Não é necessário (muito menos louvável) utilizar-se do trabalho de terceiros.

    Bjs.

  • Adinês | 13 de junho de 2011 às 16:08

    É ESTE TEXTO DIZ TUDO SOBRE AS PESSOAS SEM CAPACIDADE PARA CRIAR ALGO PRÓPRIO!
    Já passei por esta situação que costumo chamar de CRTL+C, CTRL=V!
    Muito desagradável isto!
    bjs em vcs!

  • Vera Lúcia | 13 de junho de 2011 às 16:41

    Sua postagem está excelente.
    Tenho certeza que muitos sentem este desconforto, mas preferem o silêncio.
    Repudio tal procedimento.
    Beijo.

  • MARILENE | 13 de junho de 2011 às 19:40

    Fabi

    Tem um selinho pra você lá no MOMENTOS FRAGMENTADOS. As mesmas regrinhas de sempre (rss). O importante é a lembrança.

    Bjs.

  • VagaMundos | 14 de junho de 2011 às 11:11

    Gostamos muito de conhecer o teu blog e a tua grande aventura around the world! Vamos acompanhar!
    Bjs

  • Nátaly Seckler... | 14 de junho de 2011 às 14:03

    Adorei o post! (ORIGINALIDADE)!
    Tenho sofrido com algumas coisas parecidas....
    Frases copiadas DEVEM levar junto o nome do autor, tal como textos e afins.
    Adorei o blog!


    um bjo grande!

  • Fabi | 14 de junho de 2011 às 18:36

    Marilene: Muito obrigada pelo carinho!!! É meu primeiro selinho!! Estou tao feliz!! Já deixei meu agradecimento no teu blog, agora vou começar a escolher os próximos dez!! Muito obrigada!! Beijo grande!!

    Dines: Eu lembro que tu falaste sobre isso... e nao faz muito tempo. Na hora de escrever lembrei de todas os posts que já li sobre isso... Nada educado, mas bem sabemos que a falta de educaçao pode aparecer até no mundo blogueiro!! Beijooo!

    Vera: Obrigada por acompanhar!! Eu tinha que falar disso... mas de uma maneira a mostrar que a criatividade pode aparecer em TODOS os momento de nossa vida. Um beijo grande!!

    Vagamundos: Chicos!! Aí estamos percorrendo este mundao, espero ter coisas bem legais para trocar com vocês, welcome!! Bjs!

    Nátaly: Que bom que chegaste aqui no blog!! Entra e fica a vontade! Tentei deixar um comentário no teu, mas nao encontrei o link... as cópias sao sempre incômodas... por isso escrevi este texto com o intuito de mostrar para esse pessoal que até neste assunto, podemos ser criativos!! hehehehe!! Beijo!!

  • Ani Braga | 14 de junho de 2011 às 19:25

    Oi Fabi,

    Vim retribuir a visita e gostei tanto do que vi por aqui que resolvi ficar também...
    Muito legal teu blog...
    Estou lendo e seguindo...

    Beijos
    Ani

  • Poeta Insano | 14 de junho de 2011 às 19:42

    Olá Fabi!

    Gostei desse espaço, de forma geral. E esse seu texto sobre
    criatividade (ou falta dela)
    ficou perfeito, extraindo minuciosamente as carências expostas em quem não a conhece.
    Parabéns, e obrigado pela visita!

    Ah, e o nome do seu blog tem uma ligação direta comigo...

    Um abraço!

  • Fabi | 14 de junho de 2011 às 21:43

    @Poeta Insano!
    Você também fugiu com o circo?? hehehe!
    Bem vindo ao blog!!

    @Ani: entre e fique a vontade! te mandei um selinho... porque vi que ainda nao tinhas aquele! um beijo!

  • Fernanda Barcellos | 15 de junho de 2011 às 04:21

    oiii

    Já vi muiito isso! MUITOOO. Mas é aquela coisa, as máscaras sempre caem.

    Já vi muita gente "adaptando" textos de autores famosos e postando como seus!Um horror.


    Mas a sorte dos criativos é que eles sempre se reiventam.

    ;)

    E o copista será APENAS uma sombra.

    Beijoos

  • Catia Bosso | 15 de junho de 2011 às 17:35

    uihhh
    Cheguei numa hora boa também por aqui! Adorei! E ja puxei minha cadeira no seu circo...

    bjs

    Catita

  • Corrinha Rodrigues | 17 de junho de 2011 às 14:56

    "Então, meu queridos, para aqueles que o chapéu couber: invista um pouco mais em si e, principalmente, acredite mais em si!"

    Muiiiito bom! Mas cópias acontecem muito na "blogosfera".


    Bjo.

  • Lia Tansini | 21 de junho de 2011 às 12:19

    Nossa, Fabi! Que situação! Bom, vale a velha máxima de que a cópia não passa de uma forma (ilícita ou pelo menos imoral) de elogio sincero. =]
    Não passei por isso, mas imagino que seja mesmo desagradável. De qualquer forma, quem conhece o seu blog reconhece os seus textos em qualquer lugar. Escrever é como fazer música: cada um tem a sua pegada, a sua assinatura. A sua, por sinal, é sempre muito linda. Grande abraço!