onde eu moro? parte 2.

Tudo é sempre diferente, tu já pensaste em ter um novo endereço a cada 6 semanas?
Peraí:
-novo endereço
-novo telefone residencial
-novo CEP
-novo porteiro
-novos vizinhos
-novo tudo

Nossa vida é uma constante mudança. 

E claro que é difícil adaptar-se a tudo isso. Um dos sintomas constante que tenho, e que muitas pessoas que vivem aqui tem, é o seguinte: acordar pela manha e ficar uns 10 segundos pensando onde está. "Onde estou?" Olhar ao redor e não ter nem idéia de onde estás. 
Parece louco, nao?
É um sentimento completamente estranho. Uma ansiedade gigante! Parece que o cérebro nao consegue acompanhar as mudanças constantes de quarto! E ele nao reconhece mesmo.

Nunca pensamos sobre isso porque moramos sempre no mesmo lugar: a janela está sempre na direita, a porta um metro e meio da cama, a luz de cabeceira do lado esquerdo e a gente deita pelo lado esquerdo também, às 7hs da manha começa o barulho do tráfego, o sol aparece as 6hs, o cachorro da vizinha sempre me acorda às 5hs...

Dá pra imaginar como fica a nossa cuca quando tudo muda tanto? Pobre, acorda desorientada, sem ter um ponto de referência para pensar "estou aqui". Pois sim, temos nossos pontos de referência e nem nos damos conta.

Tudo que era automático, passa a ser mecânico. É necessário PENSAR para fazer todas as coisas que eram automáticas. É necessário "pensar para acordar". Já imaginaste? A primeira vez que senti isso pensei... "estou ficando louca", mas depois comecei a dividir isso com alguns amigos que disseram: "isso sempre acontece comigo!". Tu não tens noção dá tranqüilidade que estas pessoas me deram, sem ao menos perceber!

Não esquece que a cozinha muda completamente também! Onde está o sal? as panelas antes estavam em cima no armário da esquerda, agora estao em baixo no armário da direita! Sal, massa, arroz, feijão (se existir onde estamos)

Lembra aquela sensaçao de quando começamos a dirigir? Aquela dureza toda, nao querer escutar nem música pra poder concentrar na hora certa de fazer a marcha, quando ligar o pisca, quando parar ou andar... então, agora imagina dirigir constantemente assim, quando aquelas coisas que deveriam tornar-se automática, nao sao.

Nós perdermos muito tempo com as adaptações, e isso pode ser bom ou não. Não é bom porque para quase tudo levamos o dobro de tempo e gastamos o dobro de energia. É bom porque vamos aprendendo e conhecendo diferentes maneiras de lidarmos com situações tão cotidianas e tao automáticas!

Depois de dois dias tudo muda. Nosso cérebro já se acostumou a ver a janela do lado tal, a porta do lado tal, a cama em tal direção e, aos poucos, vamos nos adaptando e testando os vizinhos... se eles fazem barulho e, o principal, quanto barulho eles estão dispostos a escutar. Porque a gente adora fazer festas na nossa casa e convidar os amigos pra escutar uma boa música! Ah, e claro, para uma boa feijoada, porque até 4 meses atrás nós tínhamos uma panela enorme na turnê, era uma mala apenas para coisas da cozinha.  :)

Com essa função toda do automático virar mecânico, um dia me peguei pensando no movimento de nossa língua quando comemos. Já paraste pra pensar nisso? Então tenta, a língua sincroniza total com a comida! O corpo humano é incrível, mas apesar disso, ainda não conseguiu a se adaptar 100% a vida em turnê... como quase nada é adaptável a ela...

vou falar mais sobre isso...

2 comentários: